quarta-feira, 13 de abril de 2011

Estudo da Anatomia


A anatomia é a ciência que estuda, macro e microscopicamente a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados; sendo
ainda, uma disciplina da maior importância para as ciências ao futuros profissionais de saúde. O ato de ministrar aulas de Anatomia Humana é maior
que o conjunto de estruturas biológicas que compõem o corpo humano.
Anatomia tem a sua origem do grego antigo ἀνατομή [anatome], "seccionar", é o ramo da biologia no qual se estudam a estrutura e organização dos seres vivos, tanto externa quanto internamente.
Alguns autores usaram este termo incluindo na anatomia igualmente o estudo das funções vitais (respiração, digestão, circulação sanguínea, mecanismos de defesa, etc) para que o organismo viva em equilíbrio (homeostase) com o meio ambiente. Segundo esta definição, mais lata, a anatomia é de certa forma o equivalente à morfofisiologia (do grego morphe, forma + logos, razão, estudo).
A anatomia humana, a anatomia, e vegetal e a anatomia comparada são especializações da anatomia. Na anatomia comparada faz-se o estudo comparativo da estrutura de diferentes animais (ou plantas) com o objetivo de verificar as relações entre eles, o que pode elucidar sobre aspectos da sua evolução.

Para quem estuda ou pretende participar de um curso na área de saúde, seja ele de nível técnico ou superior a disciplina de anatomia humana é uma ferramenta de fundamental importância e até podemos dizer que a considero como a ciência mãe dessa área. Em outras palavras o alicerce do verdadeiro profissional de saúde, não adianta se saber a profissão que escolheu.
Anatomia humana parece ser um desafio para muitos afirmo ainda: parece não, é um desafio real!, um desafio verdadeiro, principalmente para aqueles que estão iniciando seus estudos na área da saúde, mas se for estudada de forma organizada e sistematizada, torna-se uma situação otimizada  para todas as partes envolvidas; docente ministrante da disciplina quanto para o aluno, principalmente quando relacionada a situações práticas como visitas aos laboratórios de anatomia ou aos necrotérios, quando se tratando do curso de medicina.
Nos laboratórios de Anatomia (Humana, animal, vegetal) os manequins e peças anatômicas, réplicas das partes do corpo humano, e vegetais ou mesmo partes reais em soluções conservantes; no necrotério, cadáveres para práticas de dissecação e estudo mais aprofundado. Vale ressaltar, é sempre bom se ter um atlas de anatomia  em mãos, pois eles trazem muitas informações sobre o conhecimento geral da maioria das estruturas que estar sendo abordada. Alguns deles são bem mais específicos e completos, com uma grande quantidade de informações detalhadas mostradas em fotografias ou ilustrações feitas à mão por artistas treinados e outros mais simples por serem utilizados em situações que não exijam tanto aprofundamento em determinadas situações (os de conteúdo mais resumido).
Até mesmo para uma simples aplicação de uma injeção intramuscular, ou uma intubação devemos ter o conhecimento da área de interesse, pois dessa forma saberemos se poderemos possivelmente atingir alguma estrutura como um vaso sanguíneo ou um nervo, por exemplo, e assim, evitar possíveis problemas em nossos procedimentos.
Outro exemplo de situação em que o conhecimento da anatomia humana é importante aplica-se aos profissionais da imaginologia, como os técnicos e tecnólogos em radiologia, e profissionais de níveis superiores que se utiliza deste para diagnostica patologias, precisam ter um conhecimento muito abrangente desta ciência para que eles possam atuar de forma precisa na localização de estruturas e na realização de exames radiológicos. Costuma-se a ser falo pelos grandes profissionais de anatomia que se devem falar anatomia fluentemente; o que não deixa de ser uma verdade que deve ser aceita por todos.
Vamos a uma cobrança maior qual falam que  todos os acadêmico de medicina, enfermagem, fisioterapia e tantos outros estudantes mergulham fundo na disciplina com o intuito de dominar a anatomia e usá-la posteriormente como ferramenta principal nas suas atividades de trabalho cotidianas.
Portanto, anatomia é considerada como um ramo das ciências biológicas que estuda a estrutura e a forma de células, tecidos, órgãos ou sistemas (LOPES, 1994, p 14.) e tenho certeza de que o grego Teofrasto (discípulo de Aristóteles) tido como o mais antigo relator de experiência com dissecação de cadáveres (WIKIPÉDIA.ORG, NOV. 2009.) ficaria feliz em saber que nos, os estudiosos da anatomia possuímos largo conhecimento do corpo humano, fruto de incansável pesquisa e dedicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário