História da Arte e ao
período histórico cultural conhecido como Renascimento. Poderia inclusive,
ser utilizado no ensino de história da arte, mostrando que além das
largamente conhecidas obras pictóricas de Leonardo como a Última Ceia e
Mona Lisa, este formidável gênio também se preocupou com outras
esferas do conhecimento.
As relações entre os desenhos e os conceitos derivados de Aristóteles e de
Galeno, adotados durante o Renascimento e atualmente considerados
errôneos frente aos conhecimentos modernos de Fisiologia e Anatomia
Humanas, permitem a aprendizagem de forma inovadora e pouco usual.
Após conhecer as iniciativas de Leonardo e Vesalius, o leitor tem a
oportunidade de observar detalhes de seus desenhos anatômicos sempre
acompanhados de curiosidades a respeito de conhecimentos
contemporâneos e, através de esquemas e imagens didaticamente
selecionadas, aprende detalhes da fisiologia do sistema a que pertence à
estrutura desenhada por aqueles ilustres artistas-cientistas.
Um personagem como Leonardo da Vinci, tão conhecido e divulgado nos
mais diversos meios, acaba servindo como estímulo para a aprendizagem
e, embora não sendo um cientista no sentido moderno da palavra, pode-
se perceber que muitas de suas descobertas, não divulgadas devido ao
desconhecimento de seus estudos, precederam obras de Vesalius e de
outros estudiosos mais modernos. O catálogo de Sottani e Castelli (1979)
oferece interessantes exemplos dos desenhos executados por Leonardo.
Galeno, adotados durante o Renascimento e atualmente considerados
errôneos frente aos conhecimentos modernos de Fisiologia e Anatomia
Humanas, permitem a aprendizagem de forma inovadora e pouco usual.
Após conhecer as iniciativas de Leonardo e Vesalius, o leitor tem a
oportunidade de observar detalhes de seus desenhos anatômicos sempre
acompanhados de curiosidades a respeito de conhecimentos
contemporâneos e, através de esquemas e imagens didaticamente
selecionadas, aprende detalhes da fisiologia do sistema a que pertence à
estrutura desenhada por aqueles ilustres artistas-cientistas.
Um personagem como Leonardo da Vinci, tão conhecido e divulgado nos
mais diversos meios, acaba servindo como estímulo para a aprendizagem
e, embora não sendo um cientista no sentido moderno da palavra, pode-
se perceber que muitas de suas descobertas, não divulgadas devido ao
desconhecimento de seus estudos, precederam obras de Vesalius e de
outros estudiosos mais modernos. O catálogo de Sottani e Castelli (1979)
oferece interessantes exemplos dos desenhos executados por Leonardo.
Obra de Vesalius, foi invertida com a finalidade de
demonstrar sua origem a partir de original de Ticiano (c.1485-1576).
A presença de um crânio isolado nas imagens artísticas ou de uma planta
ressequida destituída de folhas sugere a transitoriedade da vida. Neste
caso, o personagem parece refletir sobre a morte futura, porém, ele
próprio já morreu. Afinal, trata-se de um esqueleto.
Leonardo foi um precursor de Vesalius. Em seus desenhos utilizou-se de
proporções no corpo humano que até hoje são ensinadas nas aulas de
desenho e pintura. Tais proporções obedecem àquelas utilizadas em
pinturas como medidas ideais. Aliás, muitas vezes, os pintores
desenhavam seus personagens nus para, posteriormente, vesti-los. Em
pinturas sacras essa pose suplicante é assumida perante a figura de um
santo, da Virgem ou do próprio Cristo. Neste caso, o esqueleto parece
rogar aos céus, apoiado à pá que o enterrou.
Leonardo detalhava as expressões no limite das possibilidades das feições
humanas em diferentes situações, preocupando-se com a anatomia dos
músculos e vasos sangüíneos, permitindo transparecer em sua obra
emoções e, por vezes, até sentimentos de extrema violência, como pode
ser observado nesta obra sua copiada por Rubens.
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